segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Black Mirror - 2ª temporada e Especial de Natal.


A principio a série teve 7 episódios (2 temporadas e um especial de natal), porém, recentemente, a terceira temporada (com 6 episódiosfoi encomendada pela produção americana da Netflixe já estão disponibilizados. Mas hoje eu trouxe um breve resumo da segunda temporada e do episódio especial de natal. Todos os episódios possuem roteiros inteligentíssimos e imprevisíveis, são bem dirigidos e as atuações são boas e convincentes, não há como discordar. Dito isso, vamos aos episódios:

Segunda Temporada

Volto já
Depois que Martha perde o namorado, uma amiga recomenda que ela se inscreva em um serviço que "recria" os mortos virtualmente, usando e-mails, mensagens e todo o tipo de material para reproduzir sua personalidade, uma especie de "Ela" (Her, filme de Spike Jonze), com os dados do namorado falecido. O que começa como uma troca de e-mails para ajudá-la a lidar com o luto evolui para uma situação cada vez mais embaraçadora e surreal. O foco aqui é o abalo emocional da protagonista e o apego se torna inevitável pelo ser robótico. Este foi, na minha opinião, o episódio mais bizarro de toda a série. Hayley Atwell e Domhnall Gleeson estão incríveis aqui.

Urso branco
O que você faria se acordasse em um lugar que não reconhece, e nem mesmo conseguisse se lembrar de quem é? E se, para piorar, todo mundo que olhasse para você começasse imediatamente a gravar a situação com o celular? Um thriller psicológico, terrivelmente assustador, mas que num determinado momento parece previsível e enfadonho, até que no último ato... O mais improvável dos finais. Neste episódio o que está em questão é a atitude da massa nas redes sociais, o julgamento indiscriminado, desconhecer os fatos e ainda assim tomar partido de um dos lados, e é claro, sempre o lado da maioria. Um merecido soco no estômago no final do episódio.

Momento Waldo
Em uma volta à sátira política que fez sucesso no piloto da série, os espectadores são apresentados a Waldo, um urso de desenho animado especializado em colocar autoridades em situações embaraçosas para um talk show. As coisas se complicam quando um produtor do programa propõe que Waldo se candidate às eleições. O episódio combina bem com o momento em que vivemos, eleições. Waldo é o retrato da sociedade, é o protesto, e vai além, ele representa pessoas insatisfeitas, infelizes e que se escondem atrás de máscaras, usa seu personagem de temperamento arrogante e debochado, mas que na verdade, seu interprete é um ser humano com problemas emocionais. Acho que este episódio é o que mais tem a nos dizer.


Ficha Técnica da 2ª Temporada (Reino Unido, 2013)
Duração: 3 episódios de aproximadamente 45 min cada.
Showrunner:
 Charlie Brooker
Direção: Owen Harris, Carl Tibbetts, Bryn Higgins
Roteiro: Charlie Brooker
Elenco: Hayley Atwell, Domhnall Gleeson, Claire Keelan, Lenora Crichlow, Michael Smiley, Tuppence Middleton, Daniel Rigby, Chloe Pirrie, Jason Flemyng, Tobias Menzies.
Disponibilização no Brasil: Netflix.

Especial de Natal

Natal Matthew, trabalha como uma "consciência" voltada para ajudar pessoas tímidas a se comunicarem. Numa narrativa paralela, Matt está confinado num lugar nevado com Joe. Este é um episódio que só vamos perceber do que se trata com o final que faz a cabeça explodir. Os efeitos visuais são muito interessantes e dá para notar que o diretor usa técnicas simples como jogo de câmeras com muita eficiência, e o resultado da gosto de ver. Não é um dos melhores episódios da série, mas é tão perturbador quanto todos os outros e marca o fim da série britânica que hoje é produzida pela Netflix.


Ficha Técnica (Especial de Natal) - White Christmas (Reino Unido, 2014)
Duração: 73 min.
Showrunner: Charlie Brooker
Direção: Carl Tibbetts
Roteiro: Charlie Brooker
Elenco: Jon Hamm, Rafe Spall, Oona Chaplin, Natalia Tena, Janet Montgomery, Liz May Brice.
Disponibilização no Brasil: Netflix.

Em breve voltarei com a crítica sobre a terceira temporada composta por 6 episódios que promete a mesma qualidade e novas histórias surpreendentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário