terça-feira, 19 de julho de 2016

Benedict Cumberbatch

Benedict Timothy Carlton Cumberbatch é um ator britânico mais conhecido pelo seu papel de Sherlock Holmes na série Sherlock (desde 2010), que lhe deu a oportunidade de ganhar um Emmy. Nascido em 19 de julho de 1976, teve sua primeira indicação ao Oscar de melhor ator em 2015 pelo papel de Alan Turin no filme O Jogo da Imitação (The Imitation Game, 2014), também já levou o prêmio Oliver pelo papel de Frankenstein em 2011 no teatro.



Além disso ele já interpretou outros grandes personagens no cinema, teatro e TV, como o dragão Smaug e o Necromante na trilogia de The Hobbit (2012, 2013, 2014)Khan em Star Trek: Além da Escuridão (Star Trek: Into Darkness, 2013) e Julian Assange em O Quinto Poder (The Fifth Estate, 2013). O Senador Bill Buguer em Aliança do Crime (Black Mass, 2015), Sthepen Hawking em Howking (filme para TV em 2004), Vincent van Gogh em Van Gogh: Painted with Words (documentário em 2010), Hamlet em Hamlet (teatro em 2015).
Seu próximo e mais aguardado personagem, pelos fãs, será o Dr. Estranho, no filme da Marvel (Doctor Strange, 2016). Para 2017 ele será Shere Khan o vilão da nova versão para os cinemas do Livro da Selva pela Warner Bros. (Jungle Book: Origins, 2017).

Cumberbatch tem uma voz poderosa e como não podia deixar de ser, faz também muitos trabalhos de locução e audioboooks como em The TempestThe Making of MusicDeath in a White TieArtists in Crime e Sherlock Holmes: The Rediscovered Railway Mysteries and Other Stories. Em maio de 2009, a BBC Radio 4 transmitiu uma adaptação do romance de John Mortimer,  Rumpole and the Penge Bungalow Murders. Benedict fez o papel de "Rumpole jovem". Ele ainda participa em Cabine Pressure como Capitão Martin Crieff, a série está na quarta temporada. Em março de 2013, Benedict fez o papel de Anjo Islington na adaptação da BBC Radio 4 do romance Neverwherede Neil Gaiman. A adaptação conta ainda com James McAvoyNatalie Dormer, David HarewoodSophie Okonedo e Christopher Lee, entre outros. E ainda empresta a voz a vários anúncios publicitários de marcas como JaguarSony, Pimms e Google +. Participou num curta-metragem sobre a História de Londres que inaugurou a transmissão da BBC dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Em junho de 2015, Benedict foi condecorado com a ordem de Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) em virtude de serviços prestados à arte dramática e pelas suas contribuições para a caridade. Parabéns, Ben. 

Semana passada teve sua indicação ao Emmy Awards 2016 na categoria Melhor Ator de Minisséries ou Filmes para TV pelo especial de natal da série Sherlock, A Noiva Abominável (The Abominable Bride, 2016). Todos na torcida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário