quarta-feira, 11 de maio de 2016

Séries - Penny Dreadfull

Para quem nunca ouviu falar, Penny Dreadfuls eram publicações de ficção e terror vendidas na Inglaterra do século 19. Por serem histórias que custavam 2 centavos, tinham o apelido de "Centavos do Terror".



A série Penny Dreadful nada mais é que, uma reunião dessas histórias de terror clássicas e histórias originais que se entrelaçam formando algo novo (Dr. Victor Frankenstein, Van Helsing, Dorian Gray, Jack o Estripador, Lobisomem...) todos vivendo nos cantos obscuros de uma Londres Vitoriana. Para quem leu (ou assistiu) A Liga Extraordinária, de Alan Moore, posso dizer que é algo parecido com isso.


Com aproximadamente 55 minutos de mistério, grande elenco (Timothy Dalton, Eva Green, Josh Hartnett, Billie Pipper, entre outros) em ótimas atuações, uma trilha sonora instigante, inquietante... Gosto muito da música tema de abertura, é misteriosa, tem tudo a ver, bela melodia com violino que gruda na cabeça, perfeita! A fotografia da segunda temporada eu gostei mais do que da primeira, mas toda cinematografia é justa, nem demais, nem de menos, porém a direção de arte é muito boa, os figurinos são incríveis. O que ainda me incomoda um pouco é a maquiagem, alguns personagens ficam com cara de  "acabou a maquiagem", ou o pessoal da maquiagem teve que sair antes de terminar o trabalho e deram um "jeitinho", mas isso não chega a atrapalhar. Os efeitos visuais não são tão avançados, mas ainda assim conseguem ser melhores do que muitos filmes de Hollywood e outras séries, já os efeitos sonoros são bons de verdade. O roteiro é bom e trás boas histórias que prendem a nossa atenção a medida que vamos avançando. 




A primeira temporada muito boa, com apenas 8 episódios cumpre o que promete, um thriller psicológico, terror e suspense sem grandes exageros e sem enrolação, que fica melhor a cada episódio. Eu chamo a atenção para o episódio 5, foi excelente. Nessa temporada há uma boa construção dos personagens, tem de tudo um pouco. A série fecha com o mistério central desvendado e deixa água na boca no episódio final, para aquelas tramas secundárias.

Trailer da primeira temporada:



Na segunda temporada a série já começa mais sombria, traz como tema central a bruxaria em 10 episódios e alguns me deram medo mesmo (coisa difícil de acontecer), o destaque fica para o episódio 2 e 9 na minha opinião são ótimos. O desfecho foi satisfatório deixando alguma coisa para a próxima temporada.

Trailer da segunda temporada:



A terceira temporada já está sendo exibida pela HBO, e dois episódios (de nove) já foram ao ar nos EUA. Até aqui já fomos apresentados aos novos personagens que prometem tornar os próximos episódios bem interessantes.

Trailer da terceira temporada:



Tentei não falar muito sobre os acontecimentos da série para não estragar a surpresa de quem possa se interessar. Eu recomendo para quem gosta de clássicos repaginados. Não esperem nada muito fiel aos contos, nem nada muito aterrorizante, a série traz o básico do que o público geral conhece das histórias e muitas referencias para quem conhece mais a fundo, principalmente para quem gosta desse estilo e quem já leu estas histórias. Mas Penny Dreadfull trás algo novo para o universo destes personagens, misturando o clássico ao novo, eu por exemplo, fiquei com vontade de ler todos os livros de todos os clássicos apresentados aqui.



Para quem já acompanha a série, aí vão as datas de exibição do 2º episódio da terceira temporada na HBO:
HBO - Sexta, 13/05/2016, às 22:03
HBO Plus - Sábado, 14/05/2016, às 00:25
HBO Plus - Sábado, 14/05/2016, às 19:10
HBO Plus Panregional - Domingo, 15/05/2016, às 01:21
HBO Plus Panregional - Segunda, 16/05/2016, às 21:00
HBO - Quinta, 19/05/2016, às 00:05
HBO - Quinta, 19/05/2016, às 21:00
HBO - Quarta, 25/05/2016, às 23:05
Lembrando que a classificação etária para Penny Deadfull é de 18 anos. Tirem as crianças da sala!
Posteres da primeira temporada.

Posteres da segunda temporada.



Pôster da terceira temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário