quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Mangá: Wanted! - Eiichiro Oda

Este one-shot com 208 páginas de Eiichiro Oda (mais conhecido como o criador de One Piece) é uma coletânea com 5 histórias incluindo o piloto de One Piece (com o nome de "Romance Dawn", que seria o nome original de série), ainda tem bandidos e heróis que fazem participações na série do pirata Luffy. 

Esta coletânea foi publicada no Japão em 1998 lançada pela Shuukan Shounen Jump da editora Shueisha, e reúne as ideias primárias deste mestre ainda bem jovem. São elas:

Wanted! (1992)  
Empresta seu nome à esta coletânea de curtas, e é um mangá de 32 páginas que conta a divertida história de Gil Bastar, um pistoleiro no velho oeste que se mete numa confusão incrível e que me fez dar muita risada enquanto lia. Escrito por Oda quando ele ainda era adolescente no colegial e lhe rendeu um prêmio na época.

Um Inevitável Presente de Deus (God's Gift for the Future, 1993)  
Neste curta de 42 páginas, Oda realiza um grande desejo como mangaká que era desenhar um grandiosa cena de impacto. O roteiro não é o mais incrível dos curtas aqui reunidos, mas a tal cena é realmente uma arte de encher os olhos. A trama ainda trás uma breve lembrança de Death Note com uma narrativa muito bem humorada e divertida.

A Noite do Demônio (Itsuki Yakou, 1993) 
Em 32 páginas é contada a história de um monge que vai em busca do seu mestre desaparecido e encontra um "devorador de humanos". Aqui vemos monges lutadores, cenas bonitas, é um roteiro simples que deixa ao final, vontade de saber mais sobre estes personagens, parece mais um resumo de uma grande história do que um curta propriamente dito. E deixa aquele gostinho de quero mais.

Monsters (1994) 
Este mangá possui 46 páginas e tem um roteiro muito bacana, bem elaborado. E como o próprio Eiichiro diz em um de seus comentários "é uma história sobre matar dragões", ele também conta que tinha 19 anos quando fez este trabalho, é um roteiro fantástico, engraçado e irônico, com uma arte belíssima que conta a história de um espadachim e também a primeira aparição de um dos personagens participantes de One Piece.

Romance Dawn (Version 2, 1996) 
Oda conta que escreveu duas histórias com o mesmo nome "Romance Dawn", a primeira é praticamente um resumo de One Piece segundo ele ficou longa demais, e o "outro Romance Dawn" aqui presente com 45 páginas, foi exclusiva para esta coletânea com algumas modificações bastante significativas para história. Nesta aventura Luffy tenta ajudar uma garota e seu estranho pássaro a fugirem de um misterioso pirata feiticeiro. Também conta em flashback uma história sobre seu avó e uma suposta origem para o seu famoso chapéu de palha.


Este mangá ainda conta com comentários do próprio Eiichiro Oda ao final de cada história. Está impresso em papel jornal (pisa brite) e capa cartonada. Seu lançamento aqui, em terras tupiniquins, foi em março deste ano (2017), e o valor é tabelado em R$13,90. 

Wanted! é um lançamento da Panini Mangá, facilmente encontrado em bancas e livrarias de todo Brasil. Com certeza vale a pena adquiri-lo seja você fã, ou não, daquela obra mais famosa deste artista. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário