segunda-feira, 15 de maio de 2017

Livros: Donnie Darko

Um filme de Richard Kelly
Donnie (Jake Gyllenhaal) é um jovem brilhante e excêntrico, tem visões, em especial de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver, um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois uma turbina de avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o. É quando ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade da sua previsão. Fim da sinopse do filme... E do livro também!


Na primeira parte do livro temos a entrevista com o diretor. Na segunda parte, o roteiro do filme na integra como foi entregue nas mãos da equipe e dos atores. E na terceira parte o livro fictício mencionado na história. Por fim, algumas cenas do filme em preto e branco. 
Na entrevista, Richard Kelly conta como foi todo o processo de criação desde suas inspirações com referências a livros e filmes, as dificuldades para o lançamento do longa, até curiosidades de bastidores e escolha do elenco. Até fiz algumas anotações para futuras leituras de livros citados por ele. 
O roteiro é o filme, só que diferente! Sem cortes e com todas as anotações de enquadramentos, posições dos atores, onde entra cada música (sim, algumas músicas já estavam na cabeça do cineasta desde o início) e detalhes importantes de como o roteirista gostaria que fosse. Interessante pensar que tudo isso está cru, escrito muito antes do filme ser lançado, antes de nós, que já assistimos ao filme, ficarmos com a sensação de "WTF?"... pois sabemos que nas gravações há modificações e improvisos. Mas aqui não, aqui temos o roteiro, a primeira ideia. Fantástico! 


Eu vi o filme primeiro, e sem as informações que contém no livro da personagem Roberta Sparrow, livro fictício "A Filosofia da Viagem no Tempo" (exatamente como Donnie recebeu, faltando páginas e com aparência desgastada pelo tempo), para Donnie Darko o livro abriu a sua mente e o fez entender melhor pelo que ele estava passando, este livro faz o mesmo conosco, e pelo menos boa parte dos acontecimentos da trama são explicadas no livro, aí sim, fica muito mais fácil para entender qual é o papel do nosso herói, o que o torna ainda mais interessante. Todas as nossa dúvidas enquanto assistimos o filme, são sanadas aqui.



O filme é um ótimo execício mental, para quem gosta de quebrar a cabeça e viajar em teorias de espaço-tempo, física quântica, teoria do Caos... Um roteiro inteligente (como podemos ver aqui), que vale a pena ler mesmo que você já tenha visto o filme dúzias de vezes, principalmente se você ainda tem dúvidas sobre os acontecimentos, e o que é realmente o propósito do personagem principal. Derrubando por terra algumas teorias de fãs, como por exemplo que o filme tem um final aberto. Não, definitivamente não há um final aberto, tudo está devidamente conectado, e possui começo, meio e fim, mesmo que não seja necessariamente nesta ordem. 

Para quem ficou curioso com o livro, eu recomendo assistir ao filme primeiro (mas tenha o livro na mão para logo em seguida devorá-lo!), isso torna tudo mais divertido. Quem curte filmes complexos e um bom quebra-cabeça, o livro lançado em 2016 pela DarkSide Books é um ótimo complemento, como se fosse um grande bônus. A edição especial do filme em capa dura emborrachada, lindíssima e com ótima qualidade. 



E por último, mas não menos importante, o livro ainda trás o primeiro grande bônus para nós leitores, o prefácio escrito por Jake Gyllenhaal. Super recomendo este livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário