domingo, 11 de outubro de 2015

Everest (2015)

Em 1996, aconteceu o pior desastre ocorrido no Monte Everest, o filme foi inspirado na história contada por Jon Krakauer (jornalista e um dos alpinistas que estavam lá), no livro "No Ar Rarefeito", e em outros livros sobre a tragédia.

Imagem de divulgação do filme.

Eu li o livro "No Ar Rarefeito" (foto à direita), e o que posso dizer a respeito da adaptação é óbvio, o filme teria que ter mais de 3 horas para contar toda a história. 
Pelo tamanho do elenco principal (Jake GyllenhaalJason ClarkeJosh BrolinJohn HawkesRobin Wright,Michael KellySam WorthingtonKeira Knightley e Emily Watson), já dá pra ter uma ideia, pois cada estrela escalada para viver o drama na telona, é uma pessoa com sua história que esteve lá, e no livro, Jon Krakauer conta o seu ponto de vista sobre o que aconteceu, o que ele viu e conheceu de cada alpinista que esteve com ele na mesma equipe de expedição, já o filme, conta de um ponto de vista geral e resume, mais do que deveria, cada história apresentada, e isso acaba inevitável, porém uma saída para a adaptação seria reduzir o número de personagens apresentados e focar mais em suas histórias
Com isso o filme perde um pouco a emoção, pois não há tempo hábil para o espectador conhecer a todos, é mostrado muito pouco de cada um, mas ainda assim, este filme está longe de ser ruim, muito pelo contrário é uma ótima produção.
Apesar da falta que sentimos de um desenvolvimento maior deste roteiro, a direção é muito boa e nos mostra de maneira sutil, a dor e a angustia vivida nesta expedição.


Imagem de divulgação do filme.

Com uma fotografia perfeita e efeitos visuais que vale muito a pena ressaltar, parte do filme foi filmado no Nepal, lá mesmo, na base do Monte Everest, uma cinematografia perfeita, é como se estivéssemos lá, cenas e ângulos mostrados com precisão, em close ou cenas abertas, em momentos de extrema aflição e realismo. Mas ele não apela para estes momentos, não precisa, nós já sabemos que é baseado em fatos e quando lembramos, disso é suficiente para nos emocionarmos.


Imagem de divulgação do filme.
A foto abaixo é original, tirada no acampamento base, do grupo da Adventures Consultants da expedição em 1996.


Foto tirada em maio de 1996.

Imagem de divulgação do filme.

Sinopse: No ano de 1996, dois grupos de alpinistas liderados por Rob (Jason Clarke) e Scott (Jake Gyllenhaal) se unem na tentativa de escalar o monte Everest, mas uma grande nevasca coloca a vida de todos em risco. Com a esposa grávida (Keira Knightley), Rob é menos aventureiro que Scott, se preocupando com a segurança dos membros de sua equipe. Ele lutará bastante para tentar proteger a todos.
Imagem de divulgação do filme.

Evereste, é um filme que vale a pena assistir no cinema, porém o 3D é dispensável.

Pôster de divulgação do filme,

Pôster de divulgação do filme,



Nenhum comentário:

Postar um comentário