terça-feira, 1 de novembro de 2016

O Túmulo dos Vagalumes (火垂るの墓; Hotaru no Haka, 1988).

O anime é baseado na história real de Akiyuki Nosaka (falecido no ano passado com 85 anos) contada no premiado livro "Hoturo no Haka", de 1967. Uma história sobre viver.


Uma história de amor entre os irmãos, Setsuko e Seita, que vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam num abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e se divertem com as luzes dos vagalumes.


Os traços são tão realistas e os diálogos tão incríveis que em muitos momentos mergulhei fundo e não distinguia mais o que estava assistindo (anime/filme), o roteiro é tão bem escrito e intenso que me desligou da minha realidade, uma viagem no tempo, na qual sentimos um peso muito grande quando retomamos a nossa realidade. Uma realidade que não é muito distante do que vimos no longa, a falta de generosidade e de compaixão, a intolerância que a humanidade registra em tempos atuais. O medo de amar, o medo de viver, o que é tudo isso quando vimos uma história como esta? No fim pensamos o quanto nós estamos desperdiçando e o quanto alguém, em algum lugar, deseja tanto, o minimo para sobreviver.


Recomendo muitíssimo, para os amantes de anime, para os amantes de histórias baseadas em fatos, e cinema. Este anime é uma verdadeira obra-prima.

E não há mais desculpas, está aqui o filme completo. Assista, e volte para me contar o que você achou.



Ficha Técnica
Título: Hotaru no haka / Grave of the Fireflies / 火垂るの墓
Ano: 1988 Realizador: Isao Takahata País: Japão Duração: 93 min Gênero: Drama, Guerra Produção: Studio Ghibli.


Um comentário:

  1. Achei esta sua matéria sobre esta obra de arte ( que por sinal, vi hoje pela primeira vez e já tinha no HD há uns 2 anos ). Faço minhas, as suas palavras. Emocionante, angustiante. Vi que seu post é de 2016, mas como foi bem feito, resolvi deixar um comentário !

    ResponderExcluir