Uma história de amor entre os irmãos, Setsuko e Seita, que vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam num abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e se divertem com as luzes dos vagalumes.
Os traços são tão realistas e os diálogos tão incríveis que em muitos momentos mergulhei fundo e não distinguia mais o que estava assistindo (anime/filme), o roteiro é tão bem escrito e intenso que me desligou da minha realidade, uma viagem no tempo, na qual sentimos um peso muito grande quando retomamos a nossa realidade. Uma realidade que não é muito distante do que vimos no longa, a falta de generosidade e de compaixão, a intolerância que a humanidade registra em tempos atuais. O medo de amar, o medo de viver, o que é tudo isso quando vimos uma história como esta? No fim pensamos o quanto nós estamos desperdiçando e o quanto alguém, em algum lugar, deseja tanto, o minimo para sobreviver.
Recomendo muitíssimo, para os amantes de anime, para os amantes de histórias baseadas em fatos, e cinema. Este anime é uma verdadeira obra-prima.
E não há mais desculpas, está aqui o filme completo. Assista, e volte para me contar o que você achou.
Ficha Técnica
Título: Hotaru no haka / Grave of the Fireflies / 火垂るの墓
Ano: 1988
Realizador: Isao Takahata
País: Japão
Duração: 93 min
Gênero: Drama, Guerra
Produção: Studio Ghibli.
Achei esta sua matéria sobre esta obra de arte ( que por sinal, vi hoje pela primeira vez e já tinha no HD há uns 2 anos ). Faço minhas, as suas palavras. Emocionante, angustiante. Vi que seu post é de 2016, mas como foi bem feito, resolvi deixar um comentário !
ResponderExcluir